quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher


Atividades:

25/11/11, às 11h, no prédio do Vadião na UFPA.
27/11/11, às 8h30, em frente ao Teatro da Paz na Praça da República.

Distribuiremos laços brancos e falaremos NÃO a todas as formas de violência contra a mulher. Participe!!!



*Por Lorena Abrahão

25 de novembro é a data que há 30 anos marca a luta contra a violência sofrida por mulheres. Inicialmente chamado como Dia Latino americano e caribenho de LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER quando surgiu no I Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, em 1981. Essa data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Minerva, Pátria e Maria), da República Dominicana, que foram estupidamente torturadas e assassinadas durante a ditadura Trujillo (1960).

A Marcha Mundial das Mulheres no Pará terá atividade em parceria com professoras e alunas dos Institutos Jurídicos e de Saúde da Universidade Federal do Pará. Ocorrerá a distribuição de laços brancos, símbolo do cuidado e paz para mulheres vítimas de violência para marcar o 25 de novembro.

O cerne deste cárcere que é este tipo de violência está no machismo sustentado por uma sociedade capitalista, conservadora e patriarcal que prima pelo controle da vida, dos corpos e da sexualidade da mulher; e ao mesmo tempo, reafirma a suposta essência de subordinação das mulheres. Muitos desses crimes são romantizados pela mídia e a sociedade reconstrói com seu senso-comum, a idéia cruel de responsabilizar as mulheres pelos crimes que na verdade foram as vítimas.

Há um dado relevante na pesquisa realizada pela Subsecretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado Federal (2005) com os dados do Disque-denúncia (nº 180): entre as mulheres agredidas, 71% foram vítimas mais de uma vez e 50% quatro vezes ou mais, o responsável por essa agressão em 65% dos casos é o marido ou companheiro. Aqui merece o destaque para o quanto a autonomia financeira das mulheres influencia na sua decisão de dizer um “BASTA” à violência física e psicológica.

Especificamente, no Pará, as políticas públicas em combate a estas agressões ainda são muito tímidas e pouco eficazes. Apesar das delegacias das mulheres, a violência contra a mulher, no geral, ainda não é tratada com um recorte de gênero. Enquanto o machismo não for visto e tratado como opressor e violento, não teremos uma sociedade em que todas as mulheres possam ter direito sobre seus corpos e suas vidas.

A violência contra as mulheres é realidade na vida de milhões de brasileiras e é uma violência sexista, a qual precisa da alteração de padrões e comportamentos que permitam uma sociedade igualitária em que mulheres e homens gozem dos mesmos direitos e oportunidades.

A Marcha Mundial das Mulheres repudia todas as formas de opressão e violência. Continuaremos a seguir em marcha até que todas sejamos livres!


*Lorena Abrahão é militante da MMM desde 2008, graduanda em Letras pela UFPA e é colaboradora do movimento sindical das trabalhadoras e trabalhadores bancários do Pará.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SÁBADO: reunião e formação!!!

# Lembram que neste sábado (19/11) teremos formação?


# Lembram também que marcamos reunião para o mesmo dia devido às nossas agendas?


# Pois então, aguardamos todas no próximo sábado, a partir das 14h (14h mesmo!)!!!






# Onde? Lá no Sindicato dos Bancários (Rua 28 de setembro, 1210 - pertinho da Doca)




- No próximo post colocaremos a pauta da reunião e os detalhes da formação.

domingo, 6 de novembro de 2011

Oficina de Movimentos Sociais e o Recurso ao Direito Penal!

O Grupo de Estudos e Pesquisas “DIREITO PENAL E DEMOCRACIA” da UFPA, convida para a oficina: MOVIMENTOS SOCIAIS E O RECURSO AO DIREITO PENAL, a ser realizada com a Profa. Luanna Tomaz de Souza, advogada, mestre em direito e professora da UFPA (e militante da MMM) e Diogo de Souza Monteiro, presidente da comissão da diversidade sexual da OAB.


Quando? 
Dia 22/11 (às 17h).
Onde?
 Auditório Ary Brandão ( Bloco LP-altos).
Quanto?
Não paga nada, inscrições gratuitas no dia.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011



Queremos desejar boa viagem à marchante Bianca Maués que irá representar o Pará na reunião de coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres em São Paulo.


Boa viagem, bons estudos, debates e muita responsabilidade no planejamento!


Aproveitamos também para saudar todas as militantes da MMM que estarão presente no encontro!!!




Recado aos navegantes:
Continuaremos a seguir em Marcha até que todas sejamos Livres.

Sábado terá formação? Terá sim senhoras!



♫Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer, participando sem medo de ser mulher♫


No próximo sábado, 5 de novembro, das 9h às 12h, realizaremos o 6º sábado de Formação Feminista da MMM lá no Sindicato dos Bancários do Pará (Rua 28 de setembro, 1210, bem pertinho da Doca). Já que o acesso ao Blog está cada vez mais diversificado, para situá-los, escrevemos de Belém do Pará. 


Tema: Reforma Política e a Participação das Mulheres.


Por que o tema?
Precisamos discutir o por quê de mais mulheres nos poderes representar mais democracia! 


Já fez sua inscrição?
Tá aqui o link http://mulheresemmarcha.blogspot.com/2011/08/ficha-de-inscricao-da-formacao-mmmpa.html