segunda-feira, 7 de junho de 2010

Machismo na véspera da Copa

Há quem fale que futebol é só para homens. Mas isso é pra quem ainda não viu Marta jogando o melhor futebol do mundo.

Leiam a nota de repúdio abaixo e digam se um testezinho de QI não ia bem como critério para representar o Brasil na Copa...

À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL - CBF

NOTA DE REPÚDIO DO OBSERVE ÀS DECLARAÇÔES DO JOGADOR FELIPE MELO

As entidades consorciadas e parceiras do OBSERVE, Observatório pela Aplicação da Lei Maria da Penha, vêm a público manifestar o seu repúdio às declarações machistas e sexistas do jogador Felipe Belo, integrante da Seleção Brasileira de Futebol que participará desta Copa do Mundo da FIFA.

Além de representarem as mulheres de forma altamente desrespeitosa, identificando-nos como “mulheres de malandro” ou “patricinhas”, as infelizes palavras do referido jogador reforçam a prática da violência contra todas nós, mulheres, comparando-nos a bolas de futebol a serem tratadas no “chute”. Perpetua-se, assim, padrões culturais calcados na desvalorização das mulheres, nas quais se pode lançar toda sorte de violências.

Exigimos a devida retratação, por parte do jogador e dos responsáveis pela Seleção, e alertamos para a necessária conscientização, de todos que representam o Brasil na Copa, sobre a trágica realidade da violência contra mulheres em nosso país, convocando-os a se engajarem na luta pela erradicação desse mal.


Cecilia M.B.Sardenberg - NEIM/UFBA

P/Coordenação Nacional Observe-Observatório pela Aplicação da Lei Maria da Penha

www.observe.ufba.br

Nenhum comentário: