domingo, 17 de janeiro de 2010

O Sorriso de Mona Lisa

Título original: Mona Lisa Smile
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Mike Newell
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal,
Marcia Gay Harden, John Slattery, Juliet Stevenson, Dominic West, Ginnifer Goodwin.
Duração: 125 min
Gênero: Drama
Estúdio: Columbia Pictures Corporation, Revolution Studios e Red Om Films
Distribuidora: Columbia Pictures e Sony Pictures Entertainment
Roteiro: Lawrence Konner e Mark Rosenthal
Produção: Elaine Goldsmith-Thomas, Paul Schiff e Deborah Schindler
Música: Rachel Portman
Fotografia: Anastas N. Michos
Direção de arte: Patricia Woodbridge
Figurino: Michael Dennison, Carmen Hawk e Milla Jovovich
Edição: Mick Audsley

Sinopse:
Katharine Watson é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
Fonte: adorocinema.com.br
Mais infos:
Alguns especialistas chegaram a comparar “O Sorriso de Mona Lisa” ao vibrante e inspirador “Sociedade dos Poetas Mortos”, pela atmosfera dos anos 1950 e pelo ambiente fechado de uma faculdade para moças (“Sociedade” tem como pano de fundo uma escola de Ensino Médio, exclusiva para garotos).

A jovem professora de história da arte vivida por Roberts é, entretanto, muito mais que uma profissional em busca de renovação em seu trabalho pedagógico, ela é o protótipo de mulher moderna, livre, desimpedida e que quer quebrar as barreiras do mundo machista em que vive.

Julia encarna um feminismo antecipado em alguns anos. É uma mulher que está além de seu tempo e que não se conforma com o fato de suas alunas irem a faculdade para estudar somente para se tornarem futuras esposas dedicadas a transformar a vida de seus maridos numa existência confortável.

Resumo nosso do artigo "O Sorriso de Mona Lisa, Pela emancipação feminina", de João Luís de Almeida Machado, editor do Portal Planeta Educação, Doutor em Educação pela PUC-SP. Veja na íntegra aqui.

Nenhum comentário: