quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Por que vamos marchar em 2010?

Vamos postar aqui os 4 eixos da plataforma da 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres. Aí vai o primeiro, mas, se quiser ler tudo de uma vez, clique no banner (lado direito) e viaje até o site criado especificamente para a Ação. Tá beeem legal.

1. Pela autonomia econômica das mulheres
O reconhecimento do trabalho das mulheres e o questionamento da divisão sexual do trabalho estão no centro do debate sobre autonomia econômica feminina. Para isso, é necessário construir novas relações sociais e um novo modelo econômico. O modelo dominante só considera como econômicas as atividades realizadas na esfera mercantil, desconhecendo uma imensa quantidade de trabalho doméstico, de cuidados, e para o auto-consumo, na maioria realizados por mulheres. Além disso, desvaloriza o trabalho assalariado realizado pelas mulheres.

Marchamos por um salário mínimo digno. Denunciamos as diversas formas de exploração da força de trabalho das mulheres, que são submetidas à situações degradantes e à várias formas de assédio. Defendemos a igualdade no acesso ao trabalho e seguridade social universal para homens e mulheres. Lutamos pela reorganização do trabalho doméstico, que deve ser responsabilidade compartilhada com os homens e o Estado, a partir de políticas que implantem serviços públicos como creches, lavanderias e restaurantes coletivos e cuidados para idosos e doentes. A partir da discussão sobre autonomia econômica, seguiremos com nossa crítica à sociedade de mercado, às transnacionais, às privatizações de serviços públicos, à pobreza, em particular das mulheres negras e rurais.

Em breve:
2. Por um mundo sem violência contra as mulheres
3. Contra a privatização da natureza e dos serviços públicos
4. Paz e desmilitarização

Nenhum comentário: