quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Olga

Titulo original: Olga
Lançamento: 2004 (Brasil)
Direção: Jayme Monjardim
Elenco: Camila Morgado, Caco Ciocler, Fernanda Montenegro, Luís Mello, Osmar Prado, Eliane Giardini, Renata Jesion, Floriano Peixoto, Milena Toscano, Anderson Müller, Murilo Rosa, Werner Schünemann, Guilherme Weber, Mariana Lima, Jandira Martini e Klaus Couto.
Duração: 141 min
Gênero: Drama
Estúdio: Globo Filmes, Nexus Cinema e Vídeo, Europa Filmes e Lumière
Distribuidora: Lumière
Roteiro e produção: Rita Buzzar, baseado em livro de Fernando Morais
Música: Marcus Vianna
Fotografia: Ricardo della Rosa
Figurino: Paulo Lois
Edição: Pedro Amorim

Sinopse
O filme conta a história de Olga Benário Prestes. Nascida em Munique, na Alemanha, em 1908, filha de pais judeus, Olga tornou-se uma ativista do comunismo. Após libertar seu namorado Otto Braun da cadeia, eles são forçados a fugir para a União Soviética, onde recebem treinamento de guerrilha. Olga logo se destaca no Partido Comunista, onde conhece Luís Carlos Prestes, que viria a se tornar um dos principais líderes comunistas do Brasil. Em 1934, quando Prestes volta ao Brasil, designado pela Internacional Comunista para liderar uma revolução armada, Olga é designada para escoltá-lo. Passam a viver na clandestinidade enquanto planejam a derrubada do governo de Getúlio Vargas. Durante este período, a relação amorosa entre Prestes e Olga amadurece e ela fica grávida em 1935.
Quando o movimento revolucionário é derrotado pelas forças de Vargas, Olga e Prestes são presos pelo duro chefe de polícia Filinto Müller. Diante de rumores de que seria deportada, Olga divulga sua gravidez e solicita asilo político por ser casada e estar grávida de Prestes. O governo Vargas, que neste momento simpatizava com a ditadura de Adolf Hitler, deporta Olga, mesmo grávida de sete meses. Na prisão alemã, dá à luz uma filha que batiza de Anita Leocádia, em homenagem a D. Leocádia, mãe de Prestes. Após o período de amamentação, a menina foi retirada de Olga e entregue à D. Leocádia. Após anos de prisão em campos de concentração, durante os quais a opinião pública internacional fez inúmeras tentativas de libertá-la, Olga é morta na câmara de gás. Somente anos depois, Prestes e sua filha leriam a última carta de Olga, onde faz uma comovente despedida.
Fontes: adorocinema.com.br / olgaofilme.com.br