terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A ousadia do povo brasileiro

por Gisele Dantas*

O discurso de posse da presidenta Dilma não foi como a imprensa esperava, cheio de lágrimas, “emocionado”, como seria esperado de uma mulher. E como sempre maldosa, a imprensa até o chamou de seco ao compará-la com o Lula, tentando criar uma oposição entre eles. Mas o discurso da Dilma mexeu com o instituições arraigadas, com sentimentos pessoais, ensinamentos, conceitos, e me animou enquanto feminista.

Meus sentimentos, quando sentei para assistir a posse pela TV, eram de alívio por ali não estar o José Serra, que durante sua campanha eleitoral prometeu a inquisição, caça às bruxas, bradou contra os nossos direitos, contra o direito civilizatório ao nosso corpo e nossa capacidade de decisão. Transformou a campanha eleitoral num sórdido jogo de ódio religioso associado à capacidade de promover o preconceito e o machismo. Foi uma campanha medieval.

Mas ele perdeu... O povo brasileiro teve a ousadia de pensar diferente, de em vez de se deixar levar por sua primeira impressão, talvez suas crenças, optou por acreditar na transformação do Brasil, tomou sua decisão acima do preconceito histórico contra a capacidade de uma mulher de dirigir a nação.

Quando Dilma começou seu pronunciamento ela podia ter falado de muitas coisas, mas ela optou por dedicar os 7 primeiros parágrafos do seu discurso para afirmar a importância histórica dessa ousadia, e se colocar como uma das mulheres que alcançou o que para nós, até então era inalcançável, assumindo o compromisso de ajudar a abrir os caminhos do espaço de poder para todas as brasileiras.

Dilma precisa governar para todos, e deixou isso claro em seu pronunciamento, mas deixou claro que vai governar para todas também.O discurso de Dilma foi preciso em apresentar suas metas de erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico, reformas, investimentos em educação e saúde, mas acima de tudo mostrou compromisso com a democracia, com a radicalização da democracia, com a plena participação e com a oportunidade para todos e todas.

A nossa presidenta não se escondeu atrás do véu maternal que o marketing petista criou para ela, também repele a tentativa da imprensa de transformá-la num robô. Apresentou-se à nação como uma lutadora, que dedicou sua juventude à causa do país e que enfrentou a fúria do conservadorismo, do autoritarismo e da anti-democracia. E foi nessa coragem já demonstrada que o povo ousou votar.

Depois desse discurso de posse temos nossas esperanças renovadas, que por mais que esses novos fatos estejam causando horror aos conservadores (e temos de nos preparar para as reações!), podemos avançar nas conquistas de nossos direitos. O Brasil está cada vez mais maduro, e cada vez mais democrático. O Brasil enfim está ousando mudar!

* Gisele Dantas é estudante de Direito da UFPA e militante da Marcha Mundial de Mulheres.

Um comentário:

Além dos olhos . disse...

O texto ficou muito bom gisele!!!
Agora é se preparar.