terça-feira, 14 de junho de 2011

Agressão da PUC - RS

Muitas de nós, colaboradoras no blog, iniciamos nossa militância  feminista dentro da Universidade, no Movimento Estudantil. Nossos debates sempre questionavam a reprodução do machismo dentro dos muros da universidade, um lugar que deveria questionar o que tem de errado na sociedade, de produzir conhecimento e não de reproduzir práticas abomináveis. 
O Movimento Estudantil então tinha esse papel, de questionar o mundo, de lutar por uma sociedade mais justa. Infelizmente, mesmo no M.E. somos vítimas do machismo. No último dia 13, em Porto Alegre, na PUC-RS durante o processo de eleição para a tiragem de Delegados da UNE, duas mulheres foram agredidas por tentarem garantir um processo democrático. Agora, o que impressiona é a coragem das duas mulheres.

Leia a Nota de repúdio das Diretorias de Mulheres da UNE e da UEE – Livre/ RS

Assista o vídeo.


NOTA DE REPÚDIO AS AGRESSÕES OCORRIDAS NA PUC RIO GRANDE DO SUL

As Diretorias de Mulheres da União Nacional dos Estudantes e da União Estadual dos Estudantes – Livre/ RS vem a público repudiar a agressão que as estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul sofreram na última segunda-feira, 13 de junho, durante as eleições do 52º Congresso da UNE (CONUNE).

É incabível que aconteçam atos de violência nos espaços do movimento estudantil e, especialmente, durante o processo do CONUNE, fórum democrático da UNE aberto a todas e todos os estudantes brasileiros. É ainda mais inaceitável que essa violência seja contra as mulheres. Lutamos por uma nova universidade e certamente os pilares dessa construção são e, devem, acontecer a partir da liberdade, da igualdade entre homens e mulheres e da democracia.

Manifestamos o nosso repúdio a estas práticas anti-democráticas, conservadoras e opressoras, exigimos punição aos responsáveis e nos solidarizamos com as estudantes que enfrentam o machismo e lutam por democracia no movimento estudantil.

Todas rumo ao CONUNE, construir a universidade que sejamos, denunciar o conservadorismo e a opressão que sofrem as mulheres. Mulheres na luta contra o machismo e por democracia na universidade!Diretoria de Mulheres da União Nacional dos Estudantes e Diretoria de Mulheres da União Estadual dos Estudantes – Livre/ RS.

Confira o vídeo gravado durante as agressões.

Nenhum comentário: