segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BomBril patrocinadora oficial do Futebol Feminino?


*Por Caroline Bernardo

Para quem não sabe o Brasil ontem venceu a Dinamarca na final do Torneio Internacional da Cidade de São Paulo (Futebol feminino). Como destaque inenarrável Erika é eleita a melhor jogadora da final e do torneio. Isso para nos não seria novidade, o Brasil vencer no futebol feminino, ainda mais depois do fenômeno Marta.

Como patrocinadora do torneio esta a Bombril, aquele empresa que é conhecida pela venda de palha de aço, e pelos comercias: que seus produtos evoluíram com as mulheres. Bom, este texto é mais um protesto da forma machista e até mesmo ridícula que a sociedade encara as mulheres.

O futebol feminino que no Mundo, e no Brasil não seria diferente, e é tão estigmatizado e tão desprestigiado. Apesar de isso estar mudando nos últimos tempos, devido ao inegável talento das jogadoras. Mas, mesmo assim, continua não tendo espaço, continua sendo colocado como inferior etc etc etc.

Para reforçar tudo isso, a patrocinadora oficial deste torneio, por exemplo, é a Bombril. Não é nem uma marca de esporte conhecida, como no futebol masculino, ou outras tantas marcas importantes. É uma marca que vende produtos de limpeza em sua maioria, que todos e todas conhecemos pela pratica de reafirmação do machismo em suas propagandas, colocando que o papel da mulher é sempre o do cuidado da casa, que mesmo que ela cumpra outras tarefas na sociedade ela é a mulher 1000, que precisa de produtos de limpeza rápidos para cuidar do lar, subjugando nos mulheres e colocando a tarefa da limpeza e do cuidado sobe nossa responsabilidade.

Mais machista ainda é a Bombril entregar para Erika, a melhor jogadora do torneio e da final, uma cesta de limpeza e cosméticos, dizendo que aquela jogadora brilhou e que as mulheres brilham no futebol feminino. Me peguei pensando se assessoria de marketing da empresa aconselhou a repetir tantas vezes a palavra brilha em uma alusão e palha de aço Bombril.

Acho que é necessário fazermos o ataque a este tipo de pratica, as redes sociais neste tipo de caso tem se mostrado importante instrumento na luta por uma sociedade mais igualitária.

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres !!!

*Caroline Bernardo é militante da Marcha Mundial das Mulheres, estudante de Direito, fotografa e estudante de web design http://carolinebernardo.blogspot.com/

Nenhum comentário: