quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dia 19, plenária da MMM-PA. Participe!


Participe da Plenária da Marcha Mundial das Mulheres – Comitê Pará. Acontecerá no dia 19 de dezembro, às 18 horas, no Sindicato dos Bancários e Bancárias (Rua 28 de seembro, 1210 – Reduto).

2013 foi um ano intenso: preparação para o Encontro Internacional, MDV, formações, participação em diversas mesas e atos públicos, dentre outros. Nacionalmente avançamos em alguns pontos importantes como o Plebiscito da Reforma Política de verdade e na luta pela efetivação dos direitos das empregadas domésticas.

Acontece que muitos ainda são os nossos motivos para lutar. O Pará é o 4° Estado do país em assassinato de mulheres, com a taxa de homicídios de 6,1 assassinatos para o grupo de 100 mil mulheres, acima da média nacional que é de 4,6. Temos a desonra de abrigar o município que mais assassina mulheres – Paragominas; além do que outras 6 cidades estão na lista das 100 que mais cometem este tipo de crime, são elas Ananindeua (19,6), Tucuruí (18,5), Redenção (16,1), São Félix do Xingu (11,7), Novo Repartimento (10,2) e Barcarena (10,1). Os dados são do Mapa da Violência 2012, elaborado pelo intituto Sangari/Ministério da Justiça. Em Itaituba 36 mulheres foram estupradas em 2013, as mulheres da cidade estão em pânico e o poder público nada faz.

Nossos corpos e nossas vidas continuam sendo mercantilizados e oprimidos. Estamos no mercado de trabalho, mas ainda recebemos até 30% a menos do que os homens que ocupam cargos semelhantes.

Não podemos permitir que as violências e opressões avancem na naturalização. Sendo assim, a presença de TODAS é elementar para o fortalecimento de nossa auto-organização e fortalecimento de nossas lutas para o próximo ano.


Nenhum comentário: