sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Documentário “Mulheres, Mães e Viúvas da Terra: Sobrevivência da Luta, Esperança de Justiça”

O documentário ”Mulheres, Mães e Viúvas da Terra: Sobrevivência da Luta, Esperança de Justiça” conta a história de mulheres que tiveram os maridos assassinados em conflitos agrários no sul e sudeste paraense. Mesmo depois das perdas, essas mulheres não deixam de lutar pela reforma agrária, por direitos humanos e por justiça.

O documentário traz personagens reais, como a militante Geraldina Canuto, falecida em 2009, viúva de João Canuto (sindicalista morto em 1985), e mãe de Paulo e José, assassinados em 1990.

O curta, de roteiro premiado, recebeu o apoio do Ministério da Cultura, e conta com duas versões, uma para película (duração 15 minutos) e uma versão estendida, no formato para DVD (27 minutos).

O diretor do filme é Evandro Medeiros, que já trabalhou nos documentários: “Dezinho: Vida, sonho e luta” (Comissão Pastoral da Terra, 2006) e “Ubá: Um massacre anunciado” (SDDH-PA, 2006). O produtor e diretor participou em 2009 do Festival Fest Fisc com o filme “Grito dos Excluídos”.

O documentário é inspirado na obra “Viúvas da Terra- Morte e Impunidade nos rincões do Brasil, de Kléster Cavalcanti, jornalista que passou cinco anos entrevistando agentes sociais envolvidos na luta pela terra. 

O lançamento do filme será realizado no IAP, com organização da Sociedade Paraense dos Direitos Humanos (SDDH) e pela OAB. Após a apresentação haverá um debate.

Serviço
Lançamento: ”Mulheres, Mães e Viúvas da Terra: Sobrevivência da Luta, Esperança de Justiça”
Dia: 05 de fevereiro de 2010
Horário: 18h
Local: Instituto de Artes do Pará (Pç Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - Belém - Pará)
Contato: Evandro Medeiros - evandrom@ufpa.br / Fábio Lima - fabiumba@yahoo.com.br

Texto: Paula Costa / com edição do Blog Mulheres em Marcha

Nenhum comentário: