domingo, 10 de abril de 2011

Excomunhão ameaça direitos reprodutivos

Por Kara Santos

Manila, Filipinas, 10/1/2011, (IPS) - O apoio a um projeto de lei sobre saúde reprodutiva cresce a passos de gigante nas Filipinas, apesar de não haver certeza sobre sua aprovação e seu financiamento, pois os bispos católicos ameaçam com excomunhão quem o promover.

Isto ocorre nos furiosos debates sobre o uso de métodos anticoncepcionais, como a pílula, o dispositivo intrauterino (DIU) e as camisinhas. Dos 92 milhões de habitantes deste país do sudeste asiático, 85% são católicos.

Em resposta à veemente oposição da Igreja Católica ao projeto, conhecido como RH (“saúde reprodutiva”, em inglês), os ativistas organizaram a primeira “Festa da Excomunhão” no final de 2010. O encontro aconteceu sob o lema “Se apoiar o projeto RG significa excomunhão, podem me excomungar”. Foi coordenado pela organização Filipino Freethinkers (Livre Pensadores Filipinos) e divulgado como uma noite de “ceia, entretenimento e dissenso”.

No parlamento estão pendentes seis projetos de saúde reprodutiva. Todos permitem o uso de métodos artificiais de planejamento familiar, enquanto a Igreja Católica só reconhece o método natural, isto é, a abstinência. Estima-se que a cada dia nasçam quatro mil bebês no país. A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas ameaçou excomungar os políticos que apoiarem o projeto RH, que dispõe sobre o acesso universal a métodos e informação sobre o controle da natalidade e cuidados maternos.

Eric é um dos mais notórios opositores desse texto. “Satã, afaste-se de nós. Deveria ter pedido à sua mãe que abortasse”, foram algumas das declarações feitas pelos membros da Pró-Vida em um vídeo feito pela Filipino Freethinkers, apresentado naquela noite.

Na festa da excomunhão, apontada como a primeira desse tipo, houve música ao vivo, brincadeiras para adultos, mensagens de solidariedade de personalidades que são a favor da lei, poesia improvisada e atuações teatrais sobre temas vinculados à saúde reprodutiva e ao aborto. Os participantes também assinaram um simbólico “documento de excomunhão”, com cópia enviada ao governo distrital de cada um, bem como à Conferência dos Bispos, para demonstrar seu apoio à causa.

Sobre o assédio a estudantes nesse templo, Carlos disse que “o que seja que tenha ocorrido, aconteceu de modo muito pacífico. Foi uma mostra absoluta da liberdade de expressão”. Um cartaz colocado perto da entrada do local se converteu em um muro para grafitagem. “Guardem seus dogmas”, escreveu alguém, dirigindo-se à Igreja Católica. “Fora da minha vagina! Minha vagina, minhas regras!”, escreveu outra.

As últimas pesquisas da consultoria Social Weather Stations (SWS) mostram que 71% dos filipinos estão a favor da aprovação do projeto de lei, enquanto 76% querem que seja ensinado planejamento familiar nas escolas públicas. Elizabeth Angsioco, presidente nacional da organização Mulheres Social-Democratas das Filipinas, disse em um comunicado que enquanto o projeto é debatido, perdem-se vidas.

“Acreditamos que a aprovação do projeto se faz urgente. É necessário há muito tempo. as mulheres pobres continuam morrendo por complicações na gravidez e no parto. Isto deve acabar”, disse Elizabeth. Pelo menos, 11 mulheres morrem por dia devido a complicações ligadas ao parto, segundo o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem). Envolverde/IPS

Fonte: http://www.ips.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=6663

Nenhum comentário: