quarta-feira, 20 de junho de 2012

Maria Goeppert-Mayer





Ela ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1963, por pesquisas sobre a estrutura dos átomos e o Modelo das camadas nucleares.   No início da carreira escreveu, junto com o seu marido, um livro que virou obrigatório nas universidades, sobre Mecânica Estatística.

Completou seu doutorado em 1930 (Born, Franck e Windaus, eram sua banca, ou seja 3 outros Nobels), casou-se com o seu professor e teve um casal de filhos.
 
Nasceu na Alemanha, e teve toda a sua formação lá, mas lecionou nos EUA, na John Hopkins University, na Universidade de Columbia, e outras, sempre como assistente ou voluntária, sem receber nada, pois o seu marido era o titular da cadeira.
Desenvolveu sua carreira independente quando foi convidada a ser uma das pesquisadoras do famigerado Projeto Manhattan, que culminou no desenvolvimento do arsenal atômico americano. Dizem que ela foi a pessoa mais importante na construção da tecnologia que gerou as Bombas H. Sem a sua participação no projeto, os alemães teriam construído a bomba antes dos americanos. A partir daí suas pesquisas passaram a ser financiadas e passou a ser professora titular na Universidade da Califórnia.

Com colegas da Universidade de Chicago - eles recebiam, ela não!
Ela recebeu seu primeiro salário como pesquisadora aos 53 anos!

Dá pra ler uma bibliografia bem completa dela aqui, e também tem um vídeo sobre sua participação no Projeto Manhattan.

Nenhum comentário: