sábado, 23 de junho de 2012

Marília Peixoto (1921 - 1961)


Impressionante sabe que o estudo da Matemática no Brasil era impossível para as mulheres, uma vez que essas não podiam adentrar nas Escolas Politécnicas. Mas, houve a abertura das escolas de filosofia para mulheres na década de 30 e algumas passaram a se dedicar ao estudo da matemática dentro das faculdades de filosofia. Foi nessa leva que se formaram grandes matemáticas como Marília Peixoto e Maria Mouzinho (que vamos falar em outro post).

Marília Peixoto era estudante de Engenharia em 1936, uma raridade na época, frequentava concomitantemente o curso de matemática na Faculdade Nacional de Filosofia. Fez estudos sobre Sistemas Dinâmicos e publicou alguns artigos importantes sobre equações diferenciais juntamente com o seu marido Maurício Peixoto (reconhecido matemático brasileiro). E foi a primeira mulher membra da Academia Brasileira de Ciências.

Atuou como professora de Cálculo e Mecânica na Escola Nacional de Engenharia e em cursos especiais no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Publicou pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro um livro sobre Cálculo Vetorial.

A Matemática brasileira é reconhecida no exterior pelos estudos de Sistemas Dinâmicos, mas não ouvimos o nome de Marília em nenhuma referência, embora ela tenha contribuído grandemente neste segmento de pesquisa.

Um comentário:

Diê disse...

Gisele,
está sendo muito interessante ler sobre esse tema das mulheres na ciência. O quadro que vc está compondo ajuda tanto a perceber o quão participantes, atuantes, as mulheres das gerações passadas foram — apesar de tudo, quanto a melhorar a autoestima de ser mulher, ainda mais em um campo tão competitivo como é o do conhecimento científico.
Parabéns!
Abraço.