sexta-feira, 23 de abril de 2010

Acredite se quiser: terremoto é culpa das mulheres.

Depois de sermos culpadas pelo violência sexual, fisica e psicológica que sofremos (quem nunca ouviu a expressão "mulher de malandro"? Tem coisa mais ignorante nesse mundo?!). Essa realmente é nova: culpar a liberdade das mulheres (bem restrita, é bom que se diga) pela ocorrência de terremotos!

Nessa narrativa, longe de sermos personagens super-poderosas com capacidade de controlar os elementos da natureza, voar ou coisa do gênero, na verdade, se trata de uma clara estratégia político-religiosa de exercer poder (controle) sobre o corpo e a vida das mulheres. Confiram o absurdo abaixo.

"Um importante clérigo islâmico do Irã afirmou, durante sermão, que mulheres com roupas reveladoras e atitudes promíscuas são a causa dos terremotos. "Muitas mulheres não se vestem de modo recatado. Levam os homens jovens ao mau caminho, corrompem sua castidade e disseminam o adultério na sociedade, o que, em consequência, aumenta os terremotos", afirmou o clérigo Hojatoleslam Kazem Sedighi, de acordo com a imprensa iraniana.

As mulheres do Irã são obrigadas por lei a se cobrirem da cabeça aos pés, mas muitas, especialmente as jovens, usam lenços que mostram boa parte do cabelo. "O que podemos fazer para não ficarmos sepultados sob os escombros?", questionou Sedighi, durante seu sermão de sexta-feira. "Não há outra solução que nos refugiarmos na religião e adaptarmos nossas vidas aos códigos morais do Islã."

O Irã é um dos países mais afetados por terremotos no mundo, e a explicação incomum do clérigo foi feita após uma previsão do presidente Mahmoud Ahmadinejad, segundo a qual um tremor vai sacudir a capital Teerã. O presidente sugeriu que a maioria dos 12 milhões de habitantes da capital se transfira para outras partes do país.

Especialistas advertiram que, há pelo menos duas décadas, é provável que a capital iraniana seja atingida por um violento terremoto. Alguns especialistas já sugeriram que o Irã transfira sua capital para uma zona com menor atividade sísmica. Teerã está acima de várias falhas geológicas. A capital, porém, não sofre um grande terremoto desde 1830. Em 2003, houve um violento terremoto em Bam, no sul do país, matando 31 mil pessoas, um quarto da população da cidade.
AE-AP - 15h07, Segunda-feira, 19 de abril de 2010"

Nenhum comentário: