terça-feira, 27 de abril de 2010

''O corpo magro, esbelto, é um corpo de classe''.

Entrevista especial com Joana de Vilhena Novaes*.

A aprovação das outras mulheres gera sofrimento e busca desesperada por uma perfeição inatingível, assinala a psicóloga. "É preciso repensar o modelo de mulher bem sucedida", afirma.

Corpo de classe

O corpo magro, esbelto, é um corpo de classe. Uma geleia diet comparada à geleia comum é muitíssimo mais cara. O dinheiro para alcançar um projeto dessa monta é brutal. É por isso que é preciso pesquisar, no imaginário social, as raízes históricas desse corpo e da relação com a comida. A disciplina e a privação são valores máximos nas classes médias e altas: você está louca para comer aquele brigadeiro, ou um bife à parmeggiana, mas controla e mantém o seu investimento em relação ao corpo. Nas classes populares, o que se observa bastante é que a questão da privação está associada à pobreza, e a gordura à prosperidade e fartura. Já ouvi de uma mulher da favela que não adianta ficar tomando só sopinha e comendo biscoito Cream Cracker, porque aí vão achar que a pessoa está na miséria.

Confira a entrevista na íntegra.

*Joana de Vilhena Novaes é graduada em Psicologia pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela mesma universidade. É pós-doutoranda em Clínica Médica pela UERJ e pós-doutora em Psicologia Social pela mesma instituição. Atualmente, coordena o Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio, onde pesquisa "O corpo nas camadas populares" e, ainda, faz atendimento psicológico à comunidade de baixa renda. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Clínica e Experimental em Biologia Vascular (Bio-Vasc/UERJ) e pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine -Université Denis-Diderot Paris 7 CRPM-Pandora. Escreveu O intolerável peso da feiúra. Sobre as mulheres e seus corpos (Rio de Janeiro: PUC/Garamond, 2006). Proximamente publicará o livro Com Que Corpo Eu Vou? Sociabilidade e Usos do Corpo em Camadas Populares.

Fonte: ihu.unisinos.br

Nenhum comentário: